Buscar
  • Miguel Leão

TURFE - SÁBADO - 14.12


Reunião interessante para esta tarde no Hipódromo da Gávea com início previsto para 14:15 horas. Serão nove páreos na pista de grama pesada com uma cerca móvel com seis metros de extensão na reta de chegada. Cabe ressaltar que nos causou estranheza que para um final de semana com várias provas de Grupo, tenhamos a utilização desta desagradável cerca que altera por diversas vezes o perfil técnico das competições.

Antes de iniciarmos os nossos comentários, faremos um breve resumo sobre situações polêmicas que chamaram a atenção dos apostadores nas últimas noturnas. A confirmação do resultado do oitavo páreo de segunda feira foi sem dúvida a que causou maior discussão no meio turfístico. O desvio de linha acintoso por parte da égua PRODIGIOUS CHRIS que tinha em seu dorso o aprendiz Will Xavier, foi nítido e obviamente observado pelos comissários de corrida que julgavam aquela reunião. Que a defensora do Stud L.A.J.E tinha ação para vencer a competição não temos a menor dúvida, porém foi visível o seu desvio que prejudicou as éguas que vinham atropelando por fora e que poderiam em consequência conquistar melhores posições. A confirmação do resultado foi no mínimo estranha e repercutiu mal entre os turfistas. Não custa lembrar que por muito menos, a égua KODYNKA com direção de Alex Mota foi desclassificada recentemente, em outra decisão polêmica. Os diferentes critérios observados para os dois julgamentos precisam ser melhor esclarecidos ao público apostador, sob o risco de termos o turfe perdendo a sua credibilidade. Não estamos aqui colocando em xeque a honestidade dos comissários, entretanto acreditamos que uma explicação via TV Turfe no dia posterior às corridas para casos semelhantes a este seriam não só oportunas como fundamentais. Em nossa opinião tal medida seria ideal tanto para o público apostador como para os proprietários dos animais que se julgarem prejudicados, a fim de que entendessem os critérios estabelecidos para confirmações ou eventuais desclassificações de determinados resultados. É apenas uma sugestão deste escriba visando sempre maior transparência em nosso turfe.

Também nos chamou a atenção a quantidade de favoritos que deram “banhos” nas noturnas, após um final de semana com poucas surpresas. Foram muitos e talvez por isto sete vitórias de aprendizes tenham sido obtidas em oito páreos na última terça feira.

Por sermos independentes e termos este espaço democrático criado sem bajulações ou uso de mordaças, fizemos estas críticas que julgamos construtivas e pertinentes para melhora no esporte dos reis.

Em relação às corridas de hoje, faremos os nossos comentários para as pistas programadas. É aconselhável que os turfistas aguardem o máximo de tempo possível para confecção das apostas, uma vez que o tempo tem andado ameaçador com previsão de chuvas.

FORFAITS

3º => KOREA (04)

7º => MAGATOUR (06)

1º páreo => 1500 metros

POTRANCAS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA – CLAIMING D1

Prova de nível técnico sofrível e caracterizada pelo equilíbrio. A parelha da simpática jaqueta do Stud Versiani composta pela nervosa HISTORY BUFF e a ligeira MÍSTICA que reapareceu com corrida regular, vai levar o nosso voto para ponta. As duas regulam com as prováveis favoritas BELLA LA BELLE e NORTHERN BOLD que faturam bastante. Muitas possibilidades ainda para manhosa VERY QUICK que correu muito ao estrear após largar com atraso e correr incerta na reta final. Se a potranca do Haras Mabruk obtiver bom pique de partida e atropelar em linha reta sem desgarrar, possui chance dilatada para alcançar o seu primeiro triunfo nas pistas. Páreo vazio e complicado para Supertri Inicial em que alguns calços são necessários.

HISTORY BUFF/MÍSTICA (02) = VERY QUICK (05) = NORTHERN BOLD (06)

2º páreo => 1300 metros

POTRANCAS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

HI BUTTERFLY deu um grande “banho” em sua estreia na Gávea, mas retorna apta a vencer nesta companhia que está bem camarada. PHRYNEA vindo de duas boas atuações e uma pequena parada de três meses é aparentemente a maior adversária da defensora do Haras Santa Maria de Araras. OXFORD SHINE algo “sanfonada” é a principal inimiga da nossa fórmula. Difícil para as demais.

HI BUTTERFLY (03) = PHRYNEA (04) = OXFORD SHINE (02)

3º páreo => 1300 metros

Claiming J

Prova mais difícil do que aparenta com boas possibilidades de rateios altos. A irregular IMYOURS que às vezes tem problemas no alinhamento, GOOD DAUGHTER que rende o máximo na grama, FASHION GIRL em melhoras, FIRENZE que correu bem até na areia onde produz menos e a baldosa HEY JUDIE pela primeira vez inscrita nesta chamada, são outros fortes nomes. Reconhecemos não termos ajudado os nossos seguidores, mas é o tipo da carreira onde quase tudo poderá acontecer.

FIRENZE (07) = IMYOURS (01) = HEY JUDIE (08)

4º páreo => 1000 metros

Páreo misturando animais mais velhos, alguns vitoriosos e outros que ainda continuam no perdedor. Como aqui os já corridos pouco mostraram, vamos indicar o estreante DON PICASSO para vencedor. Foi a preferência de Vagner Borges além de marcar o retorno do Stud Michelle e Priscila aos programas oficiais. Terá no atropelador MANY KICKS em turma acessível e distância contrária às suas características, o seu principal adversário. As velozes THEREZA e HOT PIE aliviadas no peso sairão em luta acirrada nos primeiros 600 metros e como são frouxas podem ser cogitadas para trifeta e quadrifeta. Olho ainda em KATY PERRY que já andou enfrentando turmas mais fortes. Tempos atrás nem sempre largava bem, mas mesmo assim é o melhor azar. Prova perigosa onde todo cuidado é pouco.

DON PICASSO (05) = MANY KICKS (06) = KATY PERRY (01)

5º páreo => 1600 metros

GRANDE PRÊMIO MARIANO PROCÓPIO – GRUPO 3

Potrancas de três anos de muita categoria em mais um confronto equilibrado na reunião. Vamos marcar OLYMPIC JUSTICE do Haras Regina para ponta. Só atuou apenas duas vezes em sua campanha e já demonstrou ser de corrida. Não chega a ser barbada, já que encontrará fortes rivais na parelha HELQUIS/HONOR ROLL que defende os interesses do Haras Santa Maria de Araras, na atropeladora QUICK’N EASY voltando de pequena ausência das pistas e na veloz e resistente MAIS QUE BONITA do Stud Eternamente Rio. Esta pupila do treinador Luiz Esteves caso não embraveça e dispare na vanguarda como já fez em outras oportunidades, poderá vencer de um extremo ao outro. Páreo muito bom tecnicamente e que promete final eletrizante.

OLYMPIC JUSTICE (02) = HELQUIS/HONOR ROLL (05) = MAIS QUE BONITA (07)

6º páreo => 1300 metros

POTRANCAS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

HARD CHOICE não atua desde julho e somente por isso não a consideramos barbada nesta chamada. Em sua estreia chegou perto da ligeira TANGANYCA que seria rateio de devolução aqui. Como seu treinador Adelcio Menegolo é excelente, acreditamos que possa ganhar. Para dupla o nome de ARGENTINE DOLLAR se impõe, vindo de três boas corridas no quilometro. Bem balizada e na direção enérgica de Acedenir Gulart é perigosa pela presença da cerca móvel. PARIS CITY que estava bonita no cânter na última quando correu pouco, fica como tertius. GRACE KELLY em novas cocheiras deverá produzir mais, sendo bem colocada nas combinações da trifeta e quadrifeta.

HARD CHOICE (03) = ARGENTINE DOLLAR (02) = PARIS CITY (05)

7º páreo => 1600 metros

GRANDE PRÊMIO FREDERICO LUNDGREN – GRUPO 3

Outra prova importante da tarde reunindo potros que metem patas de verdade. Seguiremos marcando ROYAL SHIP que já mostrou ser diferenciado em suas apresentações no gramado. Bem balizado e na direção segura de Henderson Fernandes deverá tomar a ponta e ensinar o caminho do disco aos adversários. Difícil a dupla entre HALL PASS que reapareceu correndo abaixo do esperado, GOLD FORCE em franca evolução e VIÉS DE ALTA que escoltou o nosso indicado na sua derradeira corrida.

ROYAL SHIP (02) = VIÉS DE ALTA (07) = GOLD FORCE (04)

8º páreo => 1300 metros

Claiming J

Prova equilibrada que é quase um “perde-ganha”. A maioria das inscritas regulam entre si, o que dificulta uma indicação mais segura. Aparentemente as velozes OPUS MAGNA e ARAGONITE possuem algum destaque, até porque contarão com a cerca móvel como forte aliada em suas estratégias de corrida. QUANTA FÉ, PRINCESA CATARINA e PEPSI-QUEEN que costumam atuar mais acomodadas, atropelarão forte no final e não devem ser desprezadas.

OPUS MAGNA (04) = ARAGONITE (05) = PRINCESA CATARINA (06)

9º páreo => 1500 metros

PRODUTOS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA – CLAIMING C1

Chamada traiçoeira reunindo animais pouco confiáveis. Vamos selecionar HAPPY-RICH cuja estreia foi apenas regular, GUNFIGHTER que deverá ser bem apostado na direção de Alex Mota, HE’S A CHAMPION que correu menos na última, o faturador GRUMARI sempre por perto, NOLAND pela primeira vez no Claiming e NOBLE ESSENCE que é o puro retrospecto da competição. Prova bem selecionada para quadrifeta que com a garantia de R$ 15.000, deverá proporcionar bons dividendos para quem acertar.

NOBLE ESSENCE (10) = HE’S A CHAMPION (07) = HAPPY-RICH (02)

INDICAÇÕES FINAIS

SEGUIDINHA DO LEÃO

5º => OLYMPIC JUSTICE (02)

6º => HARD CHOICE (03)

7º => ROYAL SHIP (02)

ACUMULADA DE PLACÉ

2º => HI BUTTERFLY (03)

5º => OLYMPIC JUSTICE (02)

7º => ROYAL SHIP (02)

9º => NOBLE ESSENCE (10)

BARBADA DO LEÃO

7º => ROYAL SHIP (02)

MELHOR PLACÉ

9º => NOBLE ESSENCE (10)

MELHOR DUPLA

6º => 23

PATADA DO LEÃO

3º => FIRENZE (07)

ALERTA DO LEÃO

9º => GUNFIGHTER (05)

PÁREO DOSE PARA LEÃO

SALTO DO LEÃO

1º => HISTORY BUFF/MÍSTICA (02)

VERY QUICK (05)

2º => HI BUTTERFLY (03)

5º => OLYMPIC JUSTICE (02)

HELQUIS/HONOR ROLL (05)

RESGATE DO LEÃO

7º => ROYAL SHIP (02)

8º => OPUS MAGNA (04)

ARAGONITE (05)

9º => HE’S A CHAMPION (07)

NOBLE ESSENCE (10)

Antes de encerramos, gostaríamos de lembrar que hoje teremos o Grande Prêmio Pellegrini que será disputado na Argentina com a presença de quatro representantes nacionais, entre eles os nossos conhecidos AGASSI e GEORGE WASHINGTON, treinados por Luiz Esteves. Quanto à melhor dica para a Gávea, ficamos com o SALTO DO LEÃO.

Boa sorte a todos e até amanhã.

Miguel Leão


202 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

TURFE - SÁBADO - 19.09 - SP

Boa programação para esta tarde em Cidade Jardim com início previsto para 13:45 horas. Teremos nove páreos, sendo seis na grama leve e três na areia macia. Mais uma vez a grande atração será o recordi

FUTEBOL - DICAS - 19 A 20.09

Estamos bem otimistas quanto às nossas dicas para este próximo final de semana. No último, acertamos sete dos nove jogos em boa performance. DICAS YOUNG BOYS (SUIÇA) => 1,30 (S) GETAFE (ESPANHA) => 1,

TURFE - SEXTA FEIRA - 18.09

Programação regular para esta tarde em Cidade Jardim com sete páreos, sendo quatro na grama leve e três na areia macia. As corridas têm início previsto para 14:15 horas e terá como principal atração a

© 2023 por ESPORTES EM FOCO. Orgulhosamente criado com Wix.com