Buscar
  • Miguel Leão

TURFE - SÁBADO - 10.08


Programação fraca, sem atrativos e com inúmeras dificuldades para esta tarde no Hipódromo da Gávea, com apenas oito páreos na pista de grama pesada. Como não bastasse a reunião ser de qualidade técnica bastante duvidosa (seis páreos destinados a animais sem vitória e outros dois para alojados na Gávea), ainda teremos que analisar as corridas com a presença daquela bizarra e desagradável cerca móvel com “discretos” doze metros de extensão. Em suma, os parceiros do blog precisam ter o máximo de cautela ao confeccionarem as suas apostas.

Antes de iniciarmos os comentários sobre as corridas de hoje, gostaríamos de expor o que pensamos a respeito do desligamento dos três aprendizes da Escolinha da Gávea em decisão tomada na última segunda feira. Vamos torcer para que a soberana Comissão de Corridas reconsidere a punição imposta aos jovens M.Mesquita, L.F Henriques e D.Staiti. Caso não seja possível mantê-los na escolinha por motivos disciplinares, que se busquem alternativas para que eles possam dar prosseguimento a difícil profissão que almejaram abraçar um dia. Impedi-los de montar por estarem fumando maconha na praia não parece ser a punição mais adequada, principalmente por se tratarem de garotos novos ainda em formação. Este tipo de decisão nos parece perigosa, que talvez possa significar um “atalho” para que os mesmos descambem numa eventual marginalidade. Já tivemos alguns casos mais graves do que este aqui na Gávea, como aquele famoso “escândalo da Quinexata” com cinco jóqueis envolvidos, em que foram aplicadas penas severas, porém menos rigorosas diante da gravidade do fato em si. Cabe ressaltar, que jamais tivemos qualquer contato pessoal com os três garotos, até porque não temos o hábito de nos envolvermos diretamente com profissionais do turfe. Bajulá-los ou ficar pedindo informações e barbadas não combina com o nosso perfil, e quem nos conhece sabe bem disso. O mais importante neste caso em questão é que os comissários possam rever esta rigorosa punição aos aprendizes envolvidos. Acreditamos que uma suspensão serviria de lição aos mesmos, que ao nosso ver na prática produziria um resultado mais justo e eficaz.

Depois deste longo parágrafo que merece uma rápida reflexão, vamos de imediato às nossas análises para logo mais.

FORFAITS

6º => JOACHIM (03)

8º => JET ACTEON (04)

1º páreo => 1000 metros

PRODUTOS DE QUATRO ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

Páreo fraco no início da reunião, em que marcaremos sem muita convicção o cavalo HAAGEN para vencedor. Apesar da distância aparentemente ser curta para as suas características, o nosso indicado tem mostrado boa regularidade em turmas um pouco mais fortes nas suas últimas corridas em 1300 metros. Vai ser difícil, entretanto talvez consiga atropelar a tempo para derrotar os seus oponentes. Chance positiva ainda para o ligeiro e frouxo ARPOADOR que atuará medicado com lasix pela primeira vez, REI DO PASUVI que retorna ao gramado onde já mostrou boa adaptação e o irregular GOLD MILLION que correrá pela quarta vez em menos de um mês. Páreo com campo reduzido e bastante equilibrado.

HAAGEN (02) = REI DO PASUVI (03) = ARPOADOR (05)

2º páreo => 1000 metros

PRODUTOS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

AMOR TOTAL e HARD FAST possuem chances parelhas na prova que abre o Pick Sete desta tarde. Talvez a dupla seja mais bem apostada do que qualquer uma das pontas. Cuidado com TOURO SANTO que produziu menos em sua derradeira apresentação. Para aqueles que buscam outras opções, é importante ficar de olho no cânter e jogo na pedra do estreante DEMAGOGO.

AMOR TOTAL (03) = HARD FAST (05) = TOURO SANTO (06)

3º páreo => 1000 metros

POTRANCAS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

Nove inscritas sendo seis estreantes na Gávea. Foi excelente a última exibição de TANGANYKA que mostrou velocidade, vindo a perder perto do espelho. Caso confirme aquela exibição, dificilmente deixará a raia derrotada. Terá em NACI SOLA que gosta da grama, a sua principal adversária. Outra dupla bem apostada, já que não acreditamos nas demais.

TANGANYKA (07) = NACI SOLA (06) = PIETRA (09)

4º páreo => 1000 metros

POTRANCAS DE TRÊS ANOS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

Quarta prova consecutiva no quilometro, sendo esta chamada a mesma do páreo anterior. Temos nove inscritas com cinco estreantes. Vamos indicar HISTAMINA do Stud Pedudu para ponta, apesar de Leandro Henrique ter optado pela montaria de BABY ANGEL do Haras Sweet Carol. Entre as demais, cuidado com VIS que além de já ser vitoriosa num páreo de Claiming, não chegou longe no páreo da turma. Para aqueles que buscam rateios mais interessantes, um bom azar é INTUIÇÃO cuja estreia foi regular.

HISTAMINA (02) = BABY ANGEL (04) = VIS (03)

5º páreo => 1400 metros

PÁREO RESERVADO PARA ANIMAIS NA GÁVEA.

Finalmente vamos presenciar um páreo que não será disputado no quilômetro entre animais perdedores. Entretanto isso não significa dizer que seja uma corrida de fácil análise, já que é uma autêntica “salada” com mistura de idade e número de vitórias. O provável e grande favorito SKYFALL sofreu hemorragia na última e hoje atuará com L1. Pelo fato de correr seguido após longa ausência das pistas, optamos por deixá-lo apenas para formação da dupla. Indicaremos para vencedor um grande azar que é o ligeiro JAGUARIBE. Está correndo menos do que sabe e apesar da baliza não ser a ideal, poderá ganhar de um extremo ao outro caso tenha bom pique de partida. É placé com rateio compensador e bem apostado em nossa opinião. Em plano inferior temos o atropelador O RETORNO que certamente não vai gostar da combinação do páreo numeroso com cerca móvel e MAESTRO DO AGRESTE que foi bastante apostado na sua derradeira atuação quando figurou até os 200 metros finais. KEISER MAX e ENERGIA ISTAMBUL que já tiveram dias melhores e GATTO NERO que largou bastante atrasado na sua última apresentação são nomes bem lembrados para trifeta e quadrifeta. Carreira mais complicada do que aparenta, cuidado.

JAGUARIBE (11) = SKYFALL (09) = MAESTRO DO AGRESTE (06)

6º páreo => 1300 metros

PRODUTOS DE CINCO ANOS E MAIS SEM VITÓRIA EM PÁREOS DE TURMA

A chamada diz tudo. Seguindo a medíocre programação, estamos agora diante de uma carreira reunindo aquele tradicional e enfadonho encontro de matungos. IRISH ACTEON bem balizado e o manhoso LAVA JATO chegaram escassamente separados na última vez em que se enfrentaram e aparentemente irão decidir em corrida normal. Quem poderá furar a nossa fórmula sem maiores surpresas é FALKENAUGE que está reaparecendo de uma ausência de cinco meses das pistas. Convém ser bem observado por ocasião do cânter já que se trata do primeiro páreo do Superbetting. Quanto aos demais, não correm nada e já deixaram bem claro que não pretendem visitar o winner circle nesta encarnação.

IRISH ACTEON (01) = LAVA JATO (06) = FALKENAUGE (02)

7º páreo => 1500 metros

ÉGUAS DE QUATRO ANOS E MAIS SEM VITÓRIA. CLAIMING H

Parece brincadeira, mas não é. Mais um páreo sofrível dentro da reunião, com éguas fracas que pouco mostraram até o momento. Como irá partir pela linha dois apontaremos MAGIC FLOWER para ponta. A nossa marcação se baseia pelo fato da presença da longa cerca móvel, que nestas situações significa uma enorme diferença. Chance positiva ainda para MISSES DORA LOVE vindo de duas boas corridas. Deverá ser muito apostada mais uma vez, porém como partirá por baliza desfavorável a deixaremos apenas para trifeta. Vamos arriscar uma dupla de ótimo rateio com a ligeira DAMA MÁGICA que talvez comande o lote. Temos a impressão que a defensora do Stud By Winner’s irá gostar do aumento da distância. Entre as demais inscritas, as “menos piores” são DRA.NATH que partirá por dentro, QUALITTORE vindo de bom segundo lugar em turma semelhante, FINÍSSIMA voltando ao Claiming e a faturadora e enganadora NAGOYA que sempre chega no marcador.

MAGIC FLOWER (02) = DAMA MÁGICA (03) = MISSES DORA LOVE (11)

8º páreo => 1400 metros

PÁREO RESERVADO PARA ANIMAIS ALOJADOS NA GÁVEA.

Páreo equilibrado encerrando a reunião e caracterizado pela presença de vários animais velozes. Arriscaremos a indicação de VENCEDOR VALENTE para vencedor. É verdade que não deverá ter “vida boa” na vanguarda, mas mesmo assim levará o nosso voto. Terá fortes adversários em DAVE BRUBECK que é cavalo que tem mais fama do que merece, EFECTISTA que apesar de estar muito corrido é perigoso na direção do “ligeiro” Francisco Chaves em boa fase profissional e EGMONT que nem sempre apresenta bom pique de partida. Quanto ao veloz RE DUDU PAFFUTTO, trata-se de um capítulo à parte, já que é superior a turma. É cavalo que ao fazer seu galope de apresentação não chega a impressionar, já que teve uma série de problemas físicos ao longo de sua campanha. Como está retornando de uma parada de quatro meses, convém ser observado com atenção em seu peso físico e jogo no totalizador. Finalmente aparecem ainda com chance apenas regular os repicados e velozes TRIO OLÍMPICO e JEALOUS GUY que apesar de partirem pelas balizas de fora, também deverão figurar na competição. Como observaram, pedreira máxima onde a quadrifeta deverá proporcionar ótimos dividendos aos seus acertadores.

VENCEDOR VALENTE (09) = DAVE BRUBECK (02) = RE DUDU PAFFUTO (10)

INDICAÇÕES FINAIS

ACUMULADA DE VENCEDOR

3º => TANGANYKA (07)

6º => IRISH ACTEON (01)

7º => MAGIC FLOWER (02)

ACUMULADA DE PLACÉ

3º => TANGANIKA (07)

6º => IRISH ACTEON (01)

7º => MAGIC FLOWER (02)

8º => VENCEDOR VALENTE (09)

BARBADA DO LEÃO

3º => TANGANYKA (07)

MELHOR PLACÉ

8º => VENCEDOR VALENTE (09)

MELHOR DUPLA

3º => 67

PATADA DO LEÃO

5º => JAGUARIBE (11)

ALERTA DO LEÃO

7º => MISSES DORA LOVE (11)

PÁREO DOSE PRA LEÃO

SALTO DO LEÃO

1º => GOLD MILLION (01)

HAAGEN (02)

REI DO PASUVI (03)

ARPOADOR (05)

2º => AMOR TOTAL (03)

3º => TANGANYKA (07)

RESGATE DO LEÃO

6º => IRISH ACTEON (01)

LAVA JATO (06)

7º => MAGIC FLOWER (02)

8º => DAVE BRUBECK (02)

VENCEDOR VALENTE (09)

Encerramos aqui, lembrando novamente aos nossos seguidores sobre os cuidados que são necessários com as corridas de logo mais. Não foi missão fácil fazermos as indicações finais diante do equilíbrio e o visível baixo nível técnico dos páreos. A melhor dica é ACUMULADA DE PLACÉ.

Boa sorte a todos e até amanhã.

Miguel Leão


0 visualização

© 2023 por ESPORTES EM FOCO. Orgulhosamente criado com Wix.com