Buscar
  • Miguel Leão

NA JAULA DO LEÃO - 26.09


NA JAULA DO LEÃO – 26.09

Mais uma semana turfística com poucas mudanças no quadro geral. Os profissionais de costume continuam na dianteira das estatísticas e o movimento geral de apostas também segue dentro daquele padrão previsível de todas as semanas. As corridas noturnas em que pese à qualidade técnica da maioria dos páreos ser longe da ideal, figuram sempre entre as mais procuradas pelos apostadores.

Este final de semana voltou a apresentar um alto índice de aproveitamento dos favoritos. Foram 20 os que ganharam, num total de 36 páreos. Nada menos que 55% dos animais mais apostados passaram na frente, fato bastante incomum. Nós seguimos correndo atrás, já que apontamos 13 ganhadores com 36% de aproveitamento. É bem verdade que invariavelmente buscamos rateios mais interessantes para os nossos seguidores, e isso não tem acontecido com muita freqüência nas últimas semanas. Preferimos assim, num sinal claro que a lisura das corridas está garantida. Estamos desta forma plagiando uma expressão utilizada por um amigo nosso bem conhecido da Social.

Nossa melhor pule em termos de vencedor foi HOW CAN I SAY na segunda prova de domingo, com excelente rateio de 6,80, principalmente se considerarmos que era carreira da Supertri Inicial. No domingo algo raro aconteceu com todos os favoritos ganhando os páreos do Pick Sete.

Em relação aos jóqueis, o aprendiz Bruno Queiroz venceu nove vezes, mostrando que dificilmente será ultrapassado na briga pela estatística. Como já devem ter observado, temos evitado comentar sobre os treinadores, porque nossas análises primam sempre pela franqueza e objetividade. Nossa autonomia até nos permitiria a determinados comentários, porém para evitar certos constrangimentos e até mesmo algumas injustiças, optamos pelo “silêncio leonino”.

A escolha da melhor direção da semana foi complicada, já que tivemos muitas dúvidas para fazer a escolha mais adequada. Vimos pelo menos três brilhantes direções que foram dignas de registro. A primeira delas foi do aprendiz Gabriel Martins (que já elogiamos aqui em outras oportunidades), com NICANOR no terceiro páreo de sábado. Pilotou como um jóquei veterano, com perfeita noção de percurso e até certa malícia ao defender a carreira de forma inteligente da atropelada do favorito ABITUR. A segunda grande direção foi de Henderson Fernandes no dorso do favorito DISCRETO BELO na quinta prova de domingo. Largou por fora de todos os rivais e soube conduzir seu cavalo com rara frieza e habilidade, já que que o mesmo corria de forma incerta em toda reta final. A terceira grande condução coube ao jóquei que não bota barbada fora. Estamos nos referindo a Wesley da Silva Cardoso com ENERGIA ISTAMBUL no oitavo páreo de domingo. Direção nota dez onde todos os fundamentos de um grande ginete foram exibidos naquela oportunidade. Acabamos optando por esta última como a melhor, até porque foi nada menos que o 500º triunfo deste jovem piloto. Não é para qualquer profissional aos 21 anos já ter vencido um Grande Prêmio Brasil e uma Tríplice Coroa em tão curta carreira.

Em relação a direções sofríveis e dignas de irritação para qualquer turfista mais paciente, somos obrigados a escrever sobre a bisonha e inexplicável condução do ótimo jóquei Alexandre Correia com o favorito BELO BEBÊ BRUMMEL na primeira prova de sábado. Lamentável sob todos os aspectos foi o melhor adjetivo que encontramos para fazer este registro. Anotem bem o nome deste animal para próxima corrida, já que na mesma turma dificilmente deixará a raia derrotado.

Vamos escrever agora sobre as PATADAS DO LEÃO. Nossa ajuda aos parceiros do blog não foi das melhores, já que apenas DAFIRAS ROAD venceu no domingo com rateio baixo de 1,90. Nas outras reuniões, GRAZINA, FARAH e BITREM chegaram somente no marcador.

Em relação ao quesito ALERTA DO LEÃO, três não venceram (FOOLPROFF, VOANDO SORRINDO e NO LO QUIERAS), todos bem jogados. Já a MANCADA DO LEÃO ficou por conta da nossa seleção de CARPACCIO para o ALERTA da última segunda feira. O grande favorito da oitava prova, “ganhou com tudo” por cabeça do azarão PIRATA INGLÊS que era o mais velho do lote. Errar faz parte, porém a nossa convicção de que o cavalo da simpática farda do Stud Blue Mountain não tinha aquela sobra toda como o totalizador sinalizava, fazia sentido. Mais uma vez, voltamos a esclarecer que este nosso quesito (como diz o nome), visa ajudar os que nos acompanham que aquela escolha feita (em todos os dias de corrida) seja evitada no momento da confecção das acumuladas. Nosso índice de acertos é muito bom, o que nos leva a seguir com este polêmico item nas indicações finais para as futuras reuniões.

Não podemos também deixar passar em branco a grande lambança da semana, que houve antes do primeiro páreo da noturna de segunda feira. Por incrível que possa parecer, estava sendo providenciada a largada com o animal LEON DE LYON sem estar devidamente alinhado no partidor. Os animais largaram, e o favorito DIRT ROAD correu cerca de 300 metros, quando foi contido pelo seu piloto, já que a partida havia sido obviamente anulada. Imaginem se o referido animal disparasse e fosse retirado, quão não seria o prejuízo para o JCB. Não custa lembrar que na semana anterior aconteceu algo semelhante no polêmico caso de OLYMPIC IRON do Haras Regina. Desta vez ocorreu com o defensor da Coudelaria BL, que é de propriedade do atual presidente da comissão de corridas. Os responsáveis pelas respectivas largadas “selecionaram bem” as vítimas das suas lambanças. Ironias à parte, maior atenção por parte destes briosos profissionais se faz necessária para que futuras especulações maldosas sejam evitadas no esporte dos reis.

Antes de encerrarmos, gostaríamos de convidar a todos para assistir a partir de amanhã no final da tarde o programa um café por uma barbada da jornalista Karol Loureiro que estará disponível no site do JCB. Segundo apuramos numa “informação de cocheira”, o convidado especial que estará fornecendo algumas dicas para as corridas do próximo final de semana é o blogueiro e turfista Miguel Leão. Para aqueles que não o conhecem, vale a pena conferir.

Boa semana a todos.


421 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

TURFE - SEGUNDA FEIRA - 23.11

Programação regular e equilibrada esta tarde no Hipódromo da Gávea com início previsto para 16 horas. Como estamos postando cedo, faremos nossas indicações para as pistas do programa. Caso haja transf

TURFE - DOMINGO - 22.11

Programação regular para esta tarde na Gávea com oito páreos na pista de areia macia e um na grama pesada (o quinto), com uma cerca móvel e seus "discretos" nove metros de extensão. Cabe ressaltar que

© 2023 por ESPORTES EM FOCO. Orgulhosamente criado com Wix.com