Numa semana sem grandes atrações e com uma pequena melhora em média no movimento geral de apostas, o destaque ficou por conta do “trator pernambucano” Leandro Henrique com oito triunfos. Foi seguido de perto pelo “dragão” Valdinei Gil que obteve sete vitórias. Bruno Queiroz esteve suspenso em duas reuniões, e só ganhou uma vez, algo raro ultimamente.
Foram realizados 37 páreos e 13 favoritos ganharam, com aproveitamento de 35%. Nós mais uma vez, estivemos abaixo do ideal com a indicação de 10 vencedores e índice de 27%.
Nenhuma PATADA DO LEÃO passou na frente, e um ALERTA (KHODYNKA) triunfou graças à desclassificação de FERNANDINHA no décimo páreo de domingo. Dessa forma, gerou a MANCADA DO LEÃO da semana. Isso acontece, mas vamos em frente.
Esta justa desclassificação supracitada após sindicância, nos fez pensar sobre estas imprudentes direções do excelente jóquei Vagner Borges nos últimos meses. Recentemente esteve envolvido em polêmicas conduções em provas com Bruno Queiroz e Valdinei Gil (nesta última proporcionou a derrota da sua faixa LISBOETA) num páreo de Grupo I. Piloto de grandes recursos técnicos não precisa da utilização deste tipo de artifício para alcançar mais sucesso em sua brilhante carreira profissional. Este “gancho” de trinta dias talvez o faça refletir melhor sobre isso.
Também cabe uma observação positiva de nossa parte sobre o jóquei A. Londero. Sua direção enérgica com ENCHISPADO no nono páreo de domingo é digna de registro. Largou na ponta e dosando bem seu animal, resistiu em toda reta final a vários ataques dos adversários, furando inclusive o Pick Sete do idealizador deste blog. Melhor direção em termos técnicos de toda semana turfística. Vamos torcer que prossiga assim e com toda justiça irá conseguir mais oportunidades junto aos treinadores na Gávea. Cabe ressaltar também a magnífica condução do experiente Carlos Lavor no dorso de TANTO RISO na quarta prova de segunda feira. Mantido no fundo do lote com muita calma, atropelou forte pelo meio da reta final e mostrou a muitos profissionais como se deve conduzir um animal vindo de trás em percursos mais alentados.
Finalizamos aqui, prometendo estar de volta no próximo sábado.
Miguel Leão