Buscar
  • Miguel Leão

Turfe - segunda - 27/11


Estão programados nove páreos para hoje na Gávea com início previsto para 18 horas.

As oito primeiras provas serão disputadas na grama macia com cerca móvel de nove metros na reta de chegada e o último páreo será na pista de areia igualmente macia.

Antes de começarmos as nossas análises sobre as corridas de hoje vamos fazer um resumo da polêmica domingueira da Gávea.

Tivemos dois páreos com finais escamados e com desvios de linha flagrantes e julgados pelos tão criticados comissários de corrida.

No quinto páreo houve a desclassificação da potranca FIRE IN THE STRAW pilotada por Valdinei Gil (que não montou mais na reunião após o páreo) em favor de FORTUNE QUEEN que foi conduzida por Leandro Henrique. Em nossa opinião houve um desvio de linha efetuado pelo popular Dragão nos últimos metros. Porém é importante ressaltar que um pouco antes a conduzida do Henrique também havia desviado sua linha de ação se atirando para dentro inibindo a ação da adversária. Achamos que houve delito de ambas as partes e que o resultado deveria ter sido confirmado. Entretanto é importante sabermos quais os critérios foram utilizados pelos comissários para desclassificação. Ninguém agüenta mais ouvir aquela frase batida que “a comissão de corridas é soberana”. São seres humanos sujeitos a erros (e como erram) e por isso mesmo deveriam explicar publicamente os critérios utilizados em tais casos. Estamos dizendo isso porque no páreo seguinte aconteceu situação semelhante e que teve o seu resultado confirmado. Neste caso houve mais uma vez nítido desvio de linha (aparentemente sem tocar no cavalo que vinha com ação para dominar a carreira) por parte de Leandro Henrique que era o jóquei do cavalo EL ZORRO vencedor da prova. Vimos e ouvimos muitas vaias na Social com a confirmação do resultado e com a grave insinuação que isso só aconteceu porque o animal ganhador é de propriedade do Stud BL (pertencente ao presidente da Comissão de Corridas). Por isso mesmo achamos que os comissários que julgaram as duas corridas deveriam ir hoje a TV TURFE e de posse dos vídeos mostrassem as respectivas imagens da reta final (vista de frente) e explicassem os motivos das decisões finais tomadas.

Também pensamos que os comentaristas que militam no esporte deveriam emitir o que acharam das corridas em si. Polêmica sempre existiu em vários esportes e sobre elas são fundamentais debates e trocas de opiniões (não cabe o silêncio sobre os fatos ocorridos).

A transparência é essencial principalmente quando sabemos que existe apostas e dinheiro envolvido.

O fato lamentável é que Valdinei Gil deverá receber um gancho por indisciplina pelo que rege neste ultrapassado e obsoleto Código de Corridas.

Foram três os favoritos que venceram ontem em reunião muito complicada. Nós tivemos a sorte de também acertar três vencedores em desempenho apenas satisfatório. A PATADA DO LEÃO não fez nada e o ALERTA DO LEÃO também pouco produziu.

Vamos então aos comentários para as corridas de hoje

1º páreo => 2400 metros

Páreo vazio com apenas quatro cavalos e com o equilíbrio sendo a tônica da competição. A rigor os quatro inscritos podem vencer sem nenhuma surpresa. Vamos ficar com os dois que irão mais aliviados no peso que são RENO e SEE THE SKY.

RENO (02) = SEE THE SKY (04) = HOOTERS (01)

2º páreo => 2000 metros

Mais uma prova de campo reduzido em que ficaremos com a indicação de HARSTED para a primeira colocação. Não é barbada já que terá fortes adversárias em FLETCHE e RACINE que também irão com 53 kg. DEPOIS DO AMOR também é perigosa já que sofreu prejuízos em páreo que muitas das éguas aqui inscritas participaram. PICCOLINA BELA vai dando quatro quilos de vantagem às suas rivais e por isso a deixamos em plano ligeiramente inferior.

Carreira equilibrada.

HARSTED (05) = FLETCHE (06) = DEPOIS DO AMOR (01)

3º páreo => 1500 metros

Produtos de quatro anos sem vitória

Aquela chamada que em geral é caracterizada pelo favorito deixando de ganhar. Dessa forma ousaremos marcar contra MÚLTIPLO que possui várias corridas boas na pista de grama. Ficaremos com DESEJADO EXPER do treinador Luis Esteves que vem ganhando muito. Não é barbada e por isso na abertura do pick sete alguns calços devem ser colocados. É aguardada uma melhor apresentação de KEY SUCESS que mostrou pouco ao estrear na Gávea. HEART CRAFTY que perdeu por pouco na última é perigoso e não pode ser tirado do jogo.

DESEJADO EXPER (04) = MÚLTIPLO (05) = KEY SUCESS (01)

4º páreo => 1500 metros

Potrancas de três anos sem vitória.

Claiming D1

Páreo fraco composta por potrancas irregulares que não merecem confiança. Ficaremos com a indicação de CEREJEIRA para ponta já que a mesma poderá ter um ritmo de carreira favorável e vencer de um extremo ao outro. A pequenina IPANEMA ACTEON é sua principal rival e poderá dar trabalho à nossa indicação. NINA’S GOLD veio “visitar” o Claiming e possui possibilidades reais de vitória. STELLEN BOSCH tem muita raça e não correu absolutamente nada em sua estréia numa corrida que não valeu. Talvez seja o melhor azar neste páreo desprovido de bons valores.

CEREJEIRA (01) = IPANEMA ACTEON (05) = NINA’S GOLD (03)

5º páreo => 1600 metros

JOE FOX encontra turma fraca para seus recursos e medicado com lasix pela primeira vez deverá marcar mais uma vitória para o Haras Nacional em ótima fase. Muito difícil a dupla entre os demais inscritos. Apenas por acharmos que deverá ter um ritmo de prova favorável ficaremos com OXIGÊNIO PURO que deverá pontear a carreira com alguma folga. PANAMÁ e DÔME também são postulantes à escolta do grande favorito.

JOE FOX (01) = OXIGÊNIO PURO (02) =

PANAMÁ (06)

6º páreo => 1400 metros

Potrancas de quatro anos sem vitória.

Claiming H.

Outro páreo muito fraco tecnicamente com éguas que parecem não gostar de passar na frente no disco. KEANU aparentemente é a “menos pior” e na boa fase do haras Nacional irá levar o nosso voto. Devido à qualidade da carreira é aconselhável algum calço dentro do pick sete. VAI PRA PUNTA que já correu provas um pouco mais fortes é o melhor nome e poderá formar a dupla. IBIZA DANCER vem a seguir.

KEANU (01) = VAI PARA PUNTA (08) = IBIZA DANCER (05)

7º páreo => 1600 metros

UN PINGO se não for muito guerreado na primeira parte do percurso tem muitas possibilidades nesta companhia. Está bem balizado e com Victoria Mota que o conhece bem em seu dorso. Muito difícil a dupla entre vários adversários. Apenas por acharmos que poderá ter um páreo favorável correndo mais acomodado indicaremos RESERVADO para a segunda colocação. MEU CHUCK se for corrido com mais tranqüilidade e DOCTOR KENTUCK em ótima forma também são nomes fortes para formação da dupla.

UM PINGO (01) = RESERVADO (03) = MEU CHUCK (08)

8º páreo => 1300 metros

Produtos de cinco anos sem vitória.

Os nossos conhecidos matungos em mais um encontro semanal naquela verdadeira loteria de sempre. Com toda franqueza que sempre caracterizou este blog só temos a dizer que não sabemos quem devemos marcar. O provável favorito PAVÃO MISTERIOSO faz jus ao nome porque é um mistério ser sempre tão apostado já que é um “pangaré de carteirinha”. Sempre surge um animal para ganhar dele e adiar a vitória do defensor do Stud Gata da Serra. Partindo desta premissa escolhemos (quase ao acaso) a indicação de MUSA MORENA para ponta. Recentemente chegou muito perto de DISTINZIONE que seria força aqui. Tem ainda o razoável reforço de JINGA PAULISTANA que segue dando vantagem na largada. GRETAG RUNNER hoje vai experimentar a energia do jóquei Antonio Queiroz e pode ser que saia da preguiça que lhe é peculiar ao atropelar e chegar a tempo de formar a dupla. Olho ainda no “vovô” da prova KARADOC que aos oito anos deverá correr na frente. O defensor do Haras Mont Blanc (que geralmente tem representante nesta chamada) leva o “reforço” de SPATZ que também gosta de correr na vanguarda. Não será surpresa para nós se os dois brigarem entre si.

Face ao exposto só nos resta o conselho da colocação de vários calços na supertri final.

MUSA MORENA (01) = GRETAG RUNNER (05) = PAVÃO MISTERIOSO (06)

9º páreo => AREIA => 1300 metros

Única prova da noturna na pista de areia que mistura idade com número de vitórias. O retrospecto sinaliza para indicação do cavalo PEDRA PRETA SARGE que vem de terceiro lugar em páreo mais forte perto dos ganhadores. Naquela ocasião ganharia o páreo se não fosse visivelmente prejudicado quando vinha atropelando nos 200 metros finais. Foi mais um daqueles casos de julgamento equivocado da comissão de corridas que confirmou o resultado e inviabilizou a vitória do animal do Stud Elle et Moi. Como está sem correr desde aquela oportunidade em agosto deixou uma dúvida no ar sobre o porquê desta parada. Em corrida normal com bom pique de partida é força indiscutível. Para os turfistas que não gostam de cravação no último páreo é recomendável a colocação de REVENGER no jogo. A turma agrada e sua montaria foi preferência da Victoria Mota. Chance ainda regular para os faturadores INSIDER TRADE e JERÔNIMO que chegam sempre por perto. QUENTÃO mesmo largando em baliza muito desfavorável é bom azar.

PEDRA PRETA SARGE (08) = REVENGER (01) = INSIDER TRADE (03)

INDICAÇÕES FINAIS

ACUMULADA DE VENCEDOR

5º => JOE FOX (01)

6º => KEANU (01)

7º => UM PINGO (01)

ACUMULADA DE PLACÉ

1º => RENO (02)

4º => CEREJEIRA (01)

5º => JOE FOX (01)

6º => KEANU (01)

7º => UM PINGO (01)

BARBADA DO LEÃO

5º => JOE FOX (01)

MELHOR PLACÉ

8º => MUSA MORENA (01)

MELHOR DUPLA

3º => 45

PATADA DO LEÃO

2º => HARSTED (05)

ALERTA DO LEÃO

8º => PAVÃO MISTERIOSO (06)

PÁREO MAIS DIFÍCIL

Antes de encerrarmos devemos sugerir que (devido ao tempo fechado sobre o RJ) é aconselhável fazerem suas acumuladas o mais tarde possível. Pode ser que tenhamos transferência das pistas.

Boa sorte a todos e ate amanhã.

Miguel Leão


173 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

TURFE - TERÇA FEIRA - 15.09

Programação regular e bastante equilibrada esta tarde na Gávea com início previsto para 15:30 horas. Serão oito páreos na pista de areia macia. Ontem não tivemos muitas surpresas apesar de dois grande

TURFE - SEGUNDA FEIRA - 14.09

TURFE - SEGUNDA FEIRA - 14.09 Programação "dose para Leão" com nove páreos na grama leve, sendo que teremos nada menos que seis páreos destinados a animais sem vitória, sendo dois de Claiming. Em suma

TURFE - DOMINGO - 13.09

Programação regular (com muitos favoritos destacados) para esta tarde na Gávea. Teremos nove páreos na pista de grama leve com aquela desagradável cerca externa e seus "discretos" doze metros de exten

© 2023 por ESPORTES EM FOCO. Orgulhosamente criado com Wix.com