Buscar
  • Miguel Leão

Turfe - Noturna - 20/02


Reunião de baixa qualidade técnica programada para esta noite no Hipódromo da Gávea. Teremos apenas nove provas, sendo seis na areia e três na grama, ambas leves. O insuperável handicappeur Vicente conseguiu mais uma vez a “proeza” de organizar um programa em que dentro destas nove carreiras, cinco delas são de chamadas destinadas a animais sem vitória. Segue como de hábito organizando a programação das corridas disponíveis para o longo da semana de maneira pouco inteligente, e quem perde com isso é o próprio JCB que arrecada menos e todos do meio turfistíco em geral. Ontem quatro favoritos venceram e nós acertamos apenas duas indicações para ponta. A PATADA DO LEÃO (LA GIRALDA) correu regularmente e o ALERTA DO LEÃO (NOT A PRINCE) em corrida que não valeu, finalizou na última colocação. Para logo mais prevemos muitas dificuldades para todos os apostadores diante de tanto equilíbrio e baixa qualidade das carreiras.

1º páreo (G) => 1300 metros => Produtos de cinco anos sem vitória. Começamos a reunião com a pior chamada em termos técnicos. Este páreo nos faz lembrar o antigo “páreo do porão” em que os matungos de plantão se enfrentavam e os resultados em geral eram sempre imprevisíveis. Quase todos os inscritos possuem boas possibilidades de deixarem o perdedor, e com a convicção tendendo a zero, indicaremos GRISE ET ROUGE para ponta. Sempre baseados na teoria de que matungo não pode conceder peso a matungo, escolhemos a pilotada do bom aprendiz Mateus Bruno para o primeiro lugar. Deverá encontrar “fortes rivais” em ITAPEVA que tem um rosário de colocações nesta turma, SPATZ que sempre chega por perto, PIRATA INGLÊS animal muito manhoso e o provável favorito WALCOTT que é ligeiro e frouxo. Como viram praticamente todos com chance parecida de vitória. Aconselhamos encher no pick 3 inicial.

GRISE ET ROUGE (05) = ITAPEVA (01) = WALCOTT (06)

2º páreo (G) => 1600 metros => Páreo vazio e equilibrado, um dos poucos tecnicamente que se salvam na reunião de hoje. Ficaremos com a indicação de JUST EVENT para ponta, acreditando que possa vencer se for corrida com tranqüilidade. Muito difícil a dupla entre FUERZA NATURAL que deverá fazer o train, EKANS que apesar de nem sempre largar muito bem vem de vitória firme, DESPACHADA com mais fama do que realmente corre e OLYMPIC FENCING que costuma atropelar por fora na reta.

JUST EVENT (06) = FUERZA NATURAL (01) = OLYMPIC FENCING (05)

3º páreo (A) => 1900 metros => Pesos Especiais. Melhor carreira da noturna que tem aparentemente em ILHA DE PASCOA uma boa indicação para ponta. Se confirmar sua derradeira corrida quando perdeu em cima do disco para DEPARTURE TIME, não será outra a ganhadora desta prova que dá início o pick 7. Temos entretanto a considerar que aquela corrida pode ter sido atípica, já que floreou na frente e por isso endureceu no final. É uma boa égua, mas que é levada no colo pelo treinador Aragão que anda em excelente fase. Podemos estar equivocados, mas temos a impressão que esta tordilha é uma que o jóquei não deve praticamente usar o chicote, ou do contrário ela “se murcha” toda. Fazemos estas observações que talvez ajudem de alguma forma. Mas é claro que é a indicação que se impõe. Caso não confirme aquela exibição, o páreo fica entre SIB REALITY que irá muito leve e não deverá deixar a favorita folgar na dianteira, EFFERVESCENTE da simpática farda do Stud 30 de Junho de José Maria mesmo pesada com 60 kg e que também gosta de correr entre as ponteiras, além de GET RUNNER que encarou um páreo impossível na última. Prova que vai depender basicamente de como será a tática a ser utilizada pelas rivais da provável favorita ILHA DE PÁSCOA. Se ninguém der em cima dela, ela ganhará de um extremo ao outro correndo sempre por junto a cerca interna como gosta. Caso haja briga, alguma égua que correr mais acomodada poderá vencer no final. Carreira que parece simples se olharmos simplesmente o retrospecto recente, mas que francamente temos algumas dúvidas quanto ao seu desfecho.

ILHA DE PÁSCOA (02) = EFFERVESCENTE (03) = GET RUNNER (05)

4º páreo (A) => 1500 metros => Produtos de três anos sem vitória. ITAGUARA correu muito na última quando perdeu por pequena diferença, mas nos passa a impressão de ser cavalo que não merece muita confiança. Nem sempre pula bem na hora da partida e também não corre em linha reta nos momentos decisivos do páreo.Vinha sendo dirigido pelo Bernardo Pinheiro e hoje vai experimentar a direção do jóquei Wesley da Silva Cardoso que não bota barbada fora. Uma troca de jóqueis algo arriscada em nosso ponto de vista por causa do animal. Não o consideramos nenhuma barbada e recomendamos algum calço para o pick 7. Entre eles os parceiros do blog podem escolher HUMOR DISTORCIDO sempre faturando, ITAQUA perigosa mesmo misturada com os machos, além dos estreantes FEROZ que pesa cerca de 535 kg do Stud Rio Dois Irmãos e LAMPIÃO DO CERRADO que já venceu corridas em Pernambuco. Prova mais perigosa do que parece, cuidado.

ITAGUARA (06) = ITAQUA (05) = HUMOR DISTORCIDO (01)

5º páreo (A) => Produtos de três anos sem vitória, Claiming C. Páreo fraco e complicado em que ficaremos com a indicação da ligeira IMPERIAL BALI que veio conhecer o Claiming . Deve ser ressaltado que sua inscrição é algo estranha, principalmente porque se colocou nas três vezes em que atuou e também pelo fato de não correr desde outubro. Poderá vencer com facilidade, como também poderá fechar a raia sem a menor cerimônia. É outro páreo bastante traiçoeiro no qual recomendamos evitar sua colocação em acumuladas. SCRATCHMAN já tem segundo nesta chamada, porém estava correndo em distâncias maiores. Bomba viável que se vier a explodir, pagará rateio elevado. JOE FANGIO já mostrou velocidade e deve ser respeitado.

IMPERIAL BALI (03) = SCRATCHMAN (02) = JOE FANGIO (05)

6º páreo (A) => 1400 metros => Produtos de quatro anos sem vitória, Claiming G. Outra carreira muito dura para assistir com animais de baixa qualidade técnica. Estávamos propensos a marcar XANDI DANZ, todavia ao analisarmos com mais critério o páreo, é difícil marcarmos um animal que foi derrotado pelo cavalo de seis anos KITARO. Este cavalo da tradicional farda do Haras Gabriel Homsy é um tremendo matungo com carteira registrada. Cabe observar que naquela oportunidade o tempo assinalado foi pavoroso. Dessa forma, optamos pela indicação da égua DANCING FOR HAPPY que mesmo sendo apenas regular, já formou a dupla em sete oportunidades ao longo de sua campanha. Está mais ou menos na mesma situação de LAWRENCE D’ARABIA que também pertence ao turfman Sinval Domingues de Araújo. Entre os demais, LADY COUKE também misturada com os machos está em evolução e deve ser colocada no jogo. DOM ARTHUR tem passado bonito no cânter e na hora da corrida tem decepcionado. Para uma trifeta é nome bem lembrado.

DANCING FOR HAPPY (06) = XANDI DANZ (04) = LADY COUKE (05)

7º páreo (A) => 1400 metros => Claiming F. Carreira equilibrada com várias éguas postulantes à vitória. Vamos marcar GALOP SWEET que venceu em sua estréia um páreo de turma quando ainda pertencia ao Haras dos Girassóis. Depois daquela corrida, já foi vendida e nunca mais correu nada. É uma grande incógnita na verdade, já que a sua vitória foi em atropelada por junto à cerca externa em ótima direção do Lavor. Mas convenhamos que as outras inscritas regulam entre si, sendo comum cada dia vencer uma diferente num verdadeiro “perde e ganha”. Para dupla ficaremos com ABÓBODA CELESTE que triunfou na última em chamada semelhante. KOREANA ultimamente vem parando com o vento, dando a impressão que caiu de estado, talvez devido ao forte calor que assola o Rio de Janeiro. A parelha do Stud Claudia composta por FREE BEING e INNSBRUCK NOW pode ser cogitada, já que vem sendo mantida em boa forma pelo eficiente treinador Renan Marques. ENDORFINA também ganhou prova parecida outro dia e fica como melhor azar. Outra prova complicada e de difícil marcação.

GALOP SWEET (05) = ABÓBODA CELESTE (06) = ENDORFINA (08)

8º páreo (A) => 1400 metros => Alguns animais regulam entre si e devem proporcionar final emocionante. OVERJOTA vindo de vitória, se não sentir seus “dodóis” é perigoso. GIOCATTOLO vem sempre chegando por perto e deverá agradecer o pequeno descanso dado por parte do seu excelente treinador Adelcio Menegolo. GONDOLEIRO está hoje alistado em distância mais propícia, e rende muito mais quando corre na vanguarda. Citamos estes três cavalos, mas optamos em indicar para ponta LOVE YOU que está sendo mantido em excelente forma. Como o ritmo da competição deverá ser intenso com muitos ligeiros, acreditamos ser uma boa dica. Este cavalo perdeu recentemente por pequena diferença para TCHE BARBARIDADE em 1200 metros e depois apertou SURFE na milha, também perdendo em cima. Marcação lógica já que citamos dois cavalos que seriam forças nesta companhia. Só não chega a ser barbada em nossa opinião pelo fato de ser esta a sua quinta corrida em seis semanas nas mais variadas distâncias (bem dentro do padrão Jairo Borges). Como esta forma de treinamento com alguns animais costuma dar certo por incrível que possa parecer, temos obviamente que respeitar. Os demais animais que citamos anteriormente podem ser cogitados para o pick 3 final. Para aqueles que gostam de apostas em quadrifeta, acreditamos que INSIDE GLORY seja uma boa cravação para o quarto lugar.

LOVE YOU (06) = GIOCATTOLO (03) = OVERJOTA (01)

9º páreo (G) => 1400 metros => Produtos de três anos sem vitória. Outra carreira em que poderão aparecer rateios altos e que a quadrifeta venha a sair pelo regulamento. Como aqui a qualidade dos dos inscritos é no máximo regular, vamos arriscar a indicação de CAPO DELLA MAFIA que devido ao seu nome, seria uma indicação do xará italiano que anda sumido. Este cavalo já andou misturado com turmas levemente superiores e poderá fechar a reunião com rateio interessante, já que é páreo obrigatório do pick 3 final. Obviamente que não é nenhuma barbada, uma vez que só correu três vezes em sua campanha. BULLMASTIFF está em situação semelhante ao nosso indicado, porém sabemos que é cavalo com alguns problemas físicos, além de não ser pronto de partida. De qualquer forma, deve ser respeitado já que a companhia é fraca. FLIGHT TO PERU é ligeiro e perigoso principalmente se puder folgar na vanguarda. Vai correr medicado com lasix pela primeira vez e a cerca móvel de quatro metros deverá lhe ser favorável pelo seu estilo de correr. FRASER que sempre passa muito bonito no cânter corre longe e atropela forte na reta. Se obtiver um bom percurso correndo por dentro é chegada certa entre os primeiros. QUINCY e O GARBO também são ligeiros e irão figurar entre os primeiros e poderão naturalmente atrapalhar a corrida de FLIGHT TO PERU. É mais uma carreira em aberto e que estamos prevendo rateio alto para quadrifeta com a garantia de R$ 20.000,00. Pode ser dessa forma a salvação da semana para muitos turfistas.

CAPO DELLA MAFIA (09) = FLIGHT TO PERU (11) = BULLMASTIFF (07)

INDICAÇÕES FINAIS

ACUMULADA DE VENCEDOR => 2º: JUST EVENT (06) = 6º: DANCING FOR HAPPY (06) = 8º: LOVE YOU (06)

ACUMULADA DE PLACÉ => 1º: GRISE ET ROUGE (05) = 2º: JUST EVENT (06) = 6º: DANCING FOR HAPPY (06) = 8º: LOVE YOU (06)

BARBADA DO LEÃO => 6º: DANCING FOR YOU (06)

MELHOR PLACÉ => 8º: JUST YOU (06)

MELHOR DUPLA => 6º: 46

PATADA DO LEÃO => 9º: CAPO DELLA MAFIA (09)

ALERTA DO LEÃO => 1º: WALCOTT (06)

PÁREO MAIS DIFÍCIL => 5º

Cabe ressaltar, que não foi nada fácil fazermos as principais indicações para hoje. Não nos sentimos confortáveis para selecionar nenhum dos quesitos que sempre nos propusemos a fazer para nossos seguidores. Talvez seja esta a pior segunda feira dos últimos tempos em termos técnicos e que provavelmente deixará o tesoureiro do JCB feliz aplicando a polpuda bonificação de R$ 889.000 que é destinada para Quinexata. Nem mesmo uma comissão de videntes acerta esta modalidade hoje com cinco pontos. O pick 7 também está muito difícil e não iremos nos surpreender se vier a sair com apenas cinco acertos. E vamos mais além, acreditando que até o Superbetting possa não encontrar ganhadores com três pontos. Podemos estar redondamente enganados é claro, porém esta reunião nos passa a nítida impressão de que possui muitos “falsos favoritos” que poderão fracassar naturalmente. Este nosso comentário final traduz bem o que pensamos sobre as corridas para logo mais.

Boa sorte a todos e cautela máxima.

Miguel Leão


167 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

FUTEBOL - DICAS - 26 a 27.09

Não gostamos do nosso desempenho do último final de semana, uma vez que só acertamos seis entre as dez dicas que fazemos habitualmente. O "fator casa" tem adiantado pouco devido à ausência de público

TURFE - SEGUNDA FEIRA - 21.09

Programação regular e equilibrada para esta tarde no Hipódromo da Gávea com início previsto para 15:45 horas. Serão oito páreos na pista de areia pesada e sem grandes forças destacadas. Ontem tivemos

© 2023 por ESPORTES EM FOCO. Orgulhosamente criado com Wix.com